exausta da Internet

setembro 06, 2023


Uma vez eu tava olhando um post no instagram e nos comentários alguém, escreveu “antigamente a internet era uma forma de escapar da realidade, hoje em dia a realidade é uma forma de escapar da internet”. Eu acho que alguém nunca descreveu melhor o sentimento que eu tenho atualmente em relação a tecnologia. Eu não sei o que aconteceu, mas em algum momento, ao invés de me dar prazer, a internet começou a me dar pavor. É muito complicado explicar, mas ao mesmo tempo que é bom assistir vídeos e poder me comunicar com as pessoas, também é exaustivo.  O pior de tudo é que, mesmo que eu me sinta cansada disso, eu não consigo parar, não consigo de jeito nenhum me desprender do meu celular. 

Que coisa é essa que domina a nossa vida de um jeito que nós não conseguimos ter domínio próprio pra parar a hora que dá vontade de parar? Quando você tá assistindo vídeos antes de dormir e você sabe que tem que dormir, ou porque tá com sono ou porque tem que acordar cedo, mas você simplesmente não consegue. Quando você não tá com vontade de conversar com alguém no WhatsApp e você fica com aquela agonia de não poder entrar no app pra fulano não ver que você tá online. Eu sei que tem como você colocar aquelas funções de privacidade e tudo mais, mas tem gente que prefere deixar. Aí quando tem que “ignorar” alguém, fica com esse sentimento ruim. E quando você tá trabalhando e não pode olhar o celular na hora que dá vontade? Dá vontade de pedir demissão e ir pra casa mexer no celular em paz. Tem tantos exemplos que eu poderia escrever aqui. Eu só sei de uma coisa. Isso não é normal não!

Eu me tornei uma escrava da tecnologia 🤡

Eu também não posso condena-la totalmente porque nós sabemos o quanto a tecnologia, a internet, o celular e as redes sociais facilitaram muitas coisas na nossa vida de uma forma que seria muuuito difícil ficar sem. Mas o que eu to falando sobre aqui é o lado negativo, que pesa muito na vida das pessoas. Se tivesse um jeito de tirar essa parte e ficar só com a parte boa, seria maravilhoso. Mas cada um tem que se virar do jeito que pode pra aprender a lhe dar com isso.

Eu tenho tentado com todas as minhas forças me afastar do mundo online e viver mais na realidade. Não é fácil! Mas é tão bom quando você finalmente consegue sentir conexão com o mundo real. É como se a gente viajasse no tempo e fosse parar no passado, onde essa sensação de que você precisa correr contra o tempo, não existisse. 

Eu fiquei um mês sem redes sociais. Foi a primeira vez que eu tentei. Nos primeiros dias eu me sentia como se tivesse faltando alguma coisa. Eu ficava pra lá e pra cá procurando alguma coisa pra me distrair. Porque eu não conseguia ficar sozinha com meus pensamentos. Não conseguia ficar em silêncio. Me dava uma agonia. Mas os dias foram passando e cada vez mais eu ia me acostumando. E mais, eu comecei a gostar das sensações que eu sentia quando tava offline. Eu deixava meu celular em casa sempre que saia. Só levava ele comigo se eu tivesse que sair sozinha pra longe e fosse precisar chamar um Uber. Mas deixava ele desligado o tempo todo.

Eu comecei a prestar atenção em um monte de coisa que eu não prestava antes. Tem um restaurante que eu gosto de ir. E eu já fui lá muitas vezes. Mas o dia em que eu fui durante o meu tempo sem redes sociais, foi a primeira vez em que eu vi uma janela que dava pra uma vista maravilhosa da cidadezinha. E pra completar, foi bem na hora do pôr do sol que eu olhei e eu senti uma sensação tão boa. Eu me senti viva. Não sei como como é que se explica essa sensação. Eu só sei que é maravilhosa.
Comecei a conseguir sentir prazer nas pequenas coisas do dia-a-dia. Só de respirar um vento de chuva, sentir aquele cheiro gostoso, me fazia sentir tão bem. Deitar pra dormir a noite e sentir aquela vontade de acordar no outro dia de manhã e poder viver aquelas sensações outra vez. as coisas começaram a fazer sentido.

Mas depois daquele "desafio" de um mês offline, eu comecei a voltar aos poucos pra internet, e tudo o que eu conquistei foi se perdendo. Mas eu quero tentar de novo!



You Might Also Like

0 comentários

Popular Posts