meu trabalho atual

fevereiro 18, 2026

Eu trabalho como tradutora/interprete em uma escola publica e esse foi o melhor trabalho que eu já tive na vida. Deus abre portas pra gente onde a gente jamais imaginou 🩷

Eu trabalhava em uma loja de roupa no shopping em 2023 e ja faziam seis meses que eu tava nesse emprego quando alguém que eu conheço me falou que uma amiga tava procurando uma pessoa que falasse português e inglês pra trabalhar como tradutora/interprete na escola onde ela trabalha e essa pessoa me indicou. 

Eles me ofereceram o trabalho e pediram uma resposta pq eles tavam precisando de uma pessoa urgentemente. Eu demorei a responder pq no fundo eu não queria ter um trabalho em tempo integral. Eu tava feliz com meu subemprego de 30 horas semanais. Eu trabalhava pouco, o ambiente lá não era tóxico e eu me dava bem com todo mundo, graças a Deus. E outro motivo de eu não querer aceitar era eu não me achar capaz de fazer esse trabalho.

Eles falaram que iriam pular a entrevista e eu só precisaria fazer a prova oral e a escrita.
Todo mundo me falava que eu deveria aceitar a proposta pq trabalhar em um cargo público seria muito bom pra mim. Eu tava com medo da responsabilidade, mas eu aceitei. Eu falei com Deus e entreguei nas mãos dele. Eu pedi a Deus que fizesse o que fosse melhor e que se esse trabalho fosse pra mim que Ele me fizesse passar no teste. E eu passei!

Quando cheguei lá na escola eu me surpreendi. Não era tão difícil quanto eu imaginava. Ao contrário, o trabalho era tão fácil e tão leve. O fato de eu tá ajudando pais e filhos na escola tem um significado, não é uma coisa fazia como atender cliente e vender coisas. É uma coisa que me trás satisfação.

Eu ganho mais dinheiro e tenho mais benefícios e o melhor de tudo é não ter ninguém me vigiando pra ver se eu to mesmo trabalhando e me falando pra eu parar de olhar meu celular.

Eu fiquei alguns meses nessa primeira escola que tinha do jardim de infância ate o oitavo ano. Eu gostava muito de trabalhar lá por causa da minha colega Hilda que também era interprete de português. Eu me dei muito bem com ela. A gente se ajudava muito e a gente tinha muito tempo pra conversar e dar risada. Ela clareava meu dia. 

O que eu não gostava nessa escola eram as vice diretoras. Uma delas uma hora me tratava bem, outra hora me tratava mal. Uma hora elogiava meu cabelo, outra falava com arrogância. A gente nunca sabia o que esperar dela. A outra era pior. Ela me olhava com uma cara feia e era passiva agressiva. Um dia ela fechou a porta na minha cara! 

Tinha muito trabalho pra fazer pq tinha muito aluno brasileiro e eles pediam tradução de documentos com muita frequência. Como eram nós duas, era tranquilo. Mas antes de eu chegar, a minha colega tava sobrecarregada.

No meio do ano, que é quando termina o ano letivo, eu fui transferida pra outras escolas. Uma elementary school (jardim ao quinto ano)  e uma middle school (sexto ao oitavo). Melhorou muito pra mim pq nessas escolas o trabalho é muito menos comparado com a primeira. Ainda tem dias que tem muita coisa pra fazer. Teve um dia que eu tive tantas reuniões que eu só pude tirar 15 minutos de almoço. Esse dia foi cansativo demais. Mas a maioria dos dias é tranquilo graças a Deus.

Eu me dou bem com os alunos e eles gostam de mim, principalmente os do ano passado que agora já tão em outra escola. Eu tinha meus favoritos, mas eu me importo com todos igualmente.
Eles me abraçam quando me veem, me chamam de tia, me tratam com respeito. Eu sinto que eles me veem como alguém em quem eles podem confiar pra pedir ajuda ou só conversar no idioma materno deles quando eles estão se sentindo cansados.

Apesar de ser um trabalho que me trás muita satisfação é um trabalho que causa muito cansaço mental. Eu me importo demais e me envolvo demais com as questões dos alunos e isso não me faz bem. A minha obrigação é ajudar com a comunicação entre a escola e os alunos/pais mas muitas vezes eu faço mais do que isso. Esse ano eu to tentando me distanciar mais e deixar que as pessoas certas resolvam o que não ta no meu controle.

Deus é tão bom! Eu agradeço demais a Ele por ter me dado essa oportunidade! E peço perdão por todas as vezes que eu reclamei pq eu já reclamei muito. Mas eu agradeço 🩷





Posts Parecidos

0 comments

Mais Vistos